Dia 26 de Julho de 2011 — Terça-feira
São Joaquim e Ana
(Mem., Cor Branca)


Deus realiza a história da salvação por meio dos humildes, como Joaquim e Ana. O que deles conhecemos chega-nos pela tradição cristã. Deus, em sua sabedoria divina, escolhe as pessoas, e elas tornam-se instrumentos de sua obra. São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora, são também bênção de Deus, como o fora Abraão, pois de Maria veio-nos o Salvador. Certamente Deus também conta conosco para muitas realizações de seu Reino. Deixemo-lo, pois, agir em nós.


Antífona de Entrada
Festejamos Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.


Deus nos fala
Todos os que receberam a misericórdia de Deus e a viveram, transmitiram-na para as gerações futuras, pois a verdade não morre jamais. E grande é a herança que recebemos: a Palavra do Senhor, que nos conduz e ilumina.


Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 19Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
— Palavra do Senhor.
—Graças a Deus!


Responsório (Sl 131)
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.
—O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.
— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
— “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”


Aclamação (Lc 2,25c)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles.


Evangelho (Mt 13,16-17)
— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
—Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
— Palavra da Salvação.
—Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011